“O
modelo do verdadeiro pentecoste."
Estudo sobre a
experiência de Atos 2 e as características do genuíno Pentecoste nas Sagradas
Escrituras.
Estamos na era dos substitutivos,do
artificialismo e das aparências;a era dos plásticos,dos “aglomerados” e dos sabores
artificiais.
E no campo espiritual não é
diferente.Vivemos em um tempo marcado por
imitações,inovações,falsificações,misticismo e mudanças injustificáveis dentro
das igrejas.
A Palavra de Deus fala claramente sobre
mudanças indevidas e seus resultados funestos. Paulo falou sobre isto na sua
carta aos romanos.”E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da
imagem de homem corruptível,e de aves,e de quadrúpedes e de répteis (...) pois
mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do
que o Criador ,que é bendito eternamente. AMÉM.. Pelo que Deus os abandonou às
paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural,no contrario
à natureza ; Rm 1.23,25-26.
O Profeta Daniel também nos fala de
mudanças que serão realizadas pelo antecristo. “E PROFERIRÁ PALAVRAS CONTRA O
ALTÍSSIMO, E DESTRUIRA OS SANTOS DO ALTÍSSIMO,E CUIDARÁ EM MUDAR OS TEMPOS, E A
LEI ; E ELES SERÃO ENTREGUES NA SUA MÃO POR UM TEMPO, E TEMPOS, E METADE DE UM
TEMPO”,Dn 7.25.
Algumas mudanças condenáveis que vemos
nos dias de hoje são a Teologia da libertação, o culto à prosperidade e a
transformação indevida de fatos e eventos bíblicos em doutrina.
O Apóstolo Paulo nos alerta quanto a
falsificar a Palavra de Deus:”Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se
ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim
recomendamos à conciência de todo homem , na presença de Deus , pela manifestação
da verdade”2 co 4.2
Tendo em vista a condição hodierna e o
que nos diz as Sagradas Escrituras, urge enfatizarmos a necessidade da busca do
padrão bíblico para a IGREJA.
Paulo exorta Timóteo a guardar o ensino
da palavra de Deus transmitido por ele.” Conserva o modelo das sãs palavras que
de mim tens ouvido , na fé e na caridade que há em Cristo Jesus.”2Tm 1.13.
Assim como Moisés , que ordenou que se
fizesse o Tabernáculo conforme o modelo que lhe foi entregue por Deus no monte
, devemos observar à risca o padrão bíblico para a Igreja pois a Palavra de
Deus é nosso manual de vida , nossa única regra de fé e pratica.
“Os quais servem de exemplar e sombra
das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado ,estando já para
acabar o Tabernáculo ; porque foi dito : Olha , faze tudo conforme o modelo que
no monte se te mostrou”,Hb8.5.
Paulo , em 1 Co 3.10 e 13,falou sobre a
importância de termos cuidado com a forma como edificamos.
Características
do verdadeiro avivamento
Há 14 palavras-chaves (ou frases) em
Atos 2. Essas expressões marcaram o primeiro pentecostes, indicando fatos que
devem acompanhar o verdadeiro Pentecostes atrvés dos tempos.
Vejamos uma por uma:
Pentecostes- “E cumprindo-se o dia de Pentecostes”,At 2.1.
Em Levítico 23 , Deus estabeleceu sete festas
sagradas para Israel observar , as quais prefiguravam de antemão todo o curso
da História da IGREJA. Essas festas sagradas falam também do caráter alegre que
iria caracterizar a IGREJA. Festa presupõe alegria . Lembremo-nos que Jesus
sempre foi homem alegre, apesar de viver à sombra da cruz!
Das sete festas sagradas de Israel , a
quarta era a de Pentecostes (Lv 23.1-16) ,também chamada de Festa da Semanas
(Dt 16.10). A Festa de Pentecoste ocorria no terceiro mês (Sivã) e durava um
dia .Dia seis de Sivã, que corresponde mais ou menos ao nosso mês de junho.
A Festa de Pentecostes era precedida por
três outras Festas conjuntas : a Páscoa , em 14 de Abibe ;Festa dos Pães Asmos
, de 15 à 22 de Abibe. As três levavam oito dias e eram celebradas no mês de
Abibe,que é o primeiro mês do calendário sagrado de Israel .O primeiro mês do
calendário civil era Tisri,, que corresponde mais ou menos ao nosso mês de outubro.
A Festa de Pentecostes era seguida por
três outras festas : Festa das Trombetas , no primeiro de Tisri ; Expiação , em
10 de Tisri ; e Festa dos Tabernáculos , de 15 à 21 de Tisri . As duas
primeiras duravam apenas um dia cada uma ,enquanto a última durava sete dias .
O dia da segunda também era conhecido como “O Grande Dia da Expiação”. Como
pode se ver , essas três festas ocorriam no mesmo mês,Tisri, o início do ano
civil de Israel.
Pentecostes era a festa central das sete
que o Senhor determinou para Israel
observar em Levíticos 23 . São 3+1+3. Essa centralidade fala da
importância do batimo no Espírito Santo para a IGREJA, e do equilíbrio
espiritual que dele resulta.
Ninguém sabe ao certo o dia de natal de
C risto , nem o dia de sua morte , mas todos sabemos o dia da sua ressurreição(
primeiro dia da semana) , bem como o Dia de Pentecostes (o quinquagésimo dia
após a Festa das Primícias ) . Assim , a Festa de Pentecostes era uma profecia
: 7x7 semanas + 1 dia= 50 dias , a contar da Festa das Primícias (Lv 23.15 ) , a
qual falava da ressurreição de C risto (1 C o 15.20 ).
“ MAS , AGORA , CRISTO RESSUCITOU DOS
MORTOS E FOI FEITO AS PRIMÍCIAS DOS QUE DORMEM”.
Essa colocação das festas também nos
mostra que sem Páscoa , isto é , sem o Cordeiro de Deus , morto não teríamos
Pentecostes.
Recapitulando ,a Páscoa era celebrada
primeiro(14 de Abibe – um dia ) , sendo seguida por Pães Asmos , (15 à 21 de
Abibe – sete dias ) e Primícias (16 de Abibe – um dia ). Primícias e Pães Asmos
, portanto , eram festas conjuntas .
Vejamos algumas particularidades sobre a
Festa das Primícias e a de Pentecostes , conforme Levítico 23.9-14.
Na Festa das Primícias era movido
perante o Senhor um molho (feixe) de espigas de trigo(Lv 23.10-11). Na Festa de
Pentecostes eram movidos perante o senhor dois pães de trigo (Lv 23.15-17).
Isso falava da IGREJA que seria formada
de judeus e gentios , formando , assim , um só corpo – o Corpo de C risto (Ef
2.14; Jo 11.25 ) . O feixe de espigas fala de união , mas os pães vão além ,
eles falam de unidade ( Ef 4.3 ) . Em um feixe de espigas , os grãos estão
simplesmente presos às espigas , porém isolados uns dos outros . Em um pão é
diferente o trigo é o mesmo , mas os grãos passaram por um multiforme processo
e formam agora um todo , um corpo único . O derramamento pentecostal fez isso
na formação da IGREJA em Atos 2 , e quer continuar a fazer o mesmo hoje.
Todos- “ Todos reunidos no mesmo lugar”. At
2.1 “ Todos foram cheios do Espírito Santo”,At 2.4 ,”Do meu Espírito derramarei
sobre toda a carne” At 2.17. “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será
salvo”,At 2.21 .” Todos os que estão longe :tantos quanto ...”,At 2.39. “Em
toda alma havia temor”,At 2.43. “ Todos os que criam estavam juntos”,At 2.44
,”TODOS e´uma palavra inclusiva . Isso indica que todos os salvos são
candidatos ao batismo no Espírito Santo.
A salvação não é o batismo no Espírito
Santo. Este deve seguir á salvação .
Os discípulos do Senhor , juntamente com
as mulheres , Maria e outras mais (At 1.13-14) ,já eram salvos antes do dia de
Pentecostes. A Palavra de Deus elimina qualquer dúvida nesse sentido (Jo 14.17 ; At 2.18 , 38-39 e 19.2)
.
Reunidos- “ Todos reunidos no mesmo lugar”, At
2.1. Isso significa não só união , mas unidade no Espírito Santo . Acabaram-se
as diferenças pessoais e ali estavam todos juntos , reunidos .
Pedro ,João , Tiago ,Tomé ,Felipe ,todos
unidos.
Céu- “Veio do céu”, At 2.2 . O que está
ocorrendo em sua vida , igreja ou movimento religioso vem mesmo do céu ? Ou vem
simplesmente dos homens ?” Enganoso é o coração , mais do que todas as coisas e
perverso ; quem o conhecerá ? ( Jr 17.9 ) . Ou será que vem do astuto enganador
?
Jesus , antes de ser ascendido ao céu ,
se referiu ao derramamento do Espírito da seguinte forma: “E eis que sobre vós
envio a promessa de meu Pai : ficai , porém , na cidade de Jerusalém , até que
do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.49 ) . Quando a experiência de
Pentecostes se repitiu na casa de Cornélio , Pedro frisou que ela se deu “ como no princípio “( At 11.15 ) . Paulo
exorta sobre o perigo de recebermos “outro espírito “ de falsos profetas . ( 2
C o 11.4 ).
Som- “ Veio do céu um som “, (At 2.2 ) .O
Espírito Santo veio primeiramente como um som , Para quê ? Para despertar os
dormentes , acordar do sono espiritual , alertar do perigo , avisar , convocar
para o trabalho , reunir ( 1 C o 14.8 ) e para a igreja louvar a Deus com
“música de Deus “ (1 C o 16.42 e C l 3.16 ).
Vento- “
Som como de um vento veemente e impetuoso “, (At 2.2 ) . O texto esclarece que
não ouve vento mesmo , só seus efeitos sonoros . Vento fala de muitas coisas :
a) Força impulsora como nas velas de um
barco e nos moinhos.
b) O vento separa a palha do grão (Sl
1.4 e Mt 3.12 ). Ele separa o leve do
pesado.
c)
O
vento move e movimenta águas e árvores.
d) O vento fertiliza , levando o pólen , a
vida ( Ct 4.16 e Jo 3.5,8 ).
e)
O
vento limpa árvores e campos .
f)
O
vento não tem cor , logo pode significar também a ausência de favoritismo ,
individualismo e discriminação .
g) O vento não pertence a um clima único ,
ele é universal .
h) O vento move-se continuamente ( Ec
1.6 e Gn 1.2 ).
i)
O
vento não tem cheiro mas espalha perfume .Aqui podemos lembrar do papel do
incenso no Tabernáculo.
j)
O
vento quando se move é infalivelmente sentido , notado .
k) O vento refresca e suaviza o calor .
l)
O
vento ( ar ) alimenta e vivifica pulmões
e a vida orgânica . Em Ezequiel 37.8-10 , vemos nos corpos ossos , nervos , carne , pele , mas não vida
, até que o Espírito soprou sobre eles. Aleluia ! Há muitos crentes por aí que
tem sobra de “ossos “ ,”nervos “, “carne”,” pele” , mas falta a vida abundante
do Espírito.
m) O vento é misterioso ( Jo 3.8 ) .
Devemos ter cuidado com as falsificações , com os ventos nocivos (Mt 7.25 e Ef
5.14 ).
Casa- “
E encheu toda a casa “ , At 2.2 . A família cristã cheia do Espírito Santo tem
um papel muito importante para a igreja . A família é a primeira instituição
divina na terra . Foi por meio dela que o Senhor fundou a nação que o Messias
ao mundo e também dela serviu-se para que nascesse o Messias. O Diabo luta com
todas as suas hostes para destruir a família na face da Terra , inclusive dentro
da igreja , mas o Senhor tem provido salvação para a família . Antes de julgar
o mundo com um dilúvio , Deus proveu salvação para Noé e sua família ( Gn 6.18
) . Na noite em que Deus julgou os egípcios , os israelitas foram
milagrosamente salvos pelo sangue do cordeiro .
Ali , Deus instruiu cada família
a tomar um cordeiro para si ( Ex 12.3-4 ) . “Serás salvo tu e tua casa” é uma
promessa de Deus para os chefes de família (At 16.31 ) e na promessa
pentecostal toda a família está incluída ( At 2.17 ).
Línguas-“
Línguas repartidas como que de fogo “ , At 2.3 . O verdadeiro Pentecoste tem
algo para se ouvir do céu ( “ veio do céu um som “ ) ,algo para se ver do céu (
“ foram vistas por eles línguas “ ) e algo para se repartir do céu ( “ línguas
repartidas “ ) . Devemos observar algumas características das línguas
estranhas:
a)
Línguas estranhas não precedem o
derramamento do Espírito , mas seguem-se a ela. “Foram cheios do Espírito Santo
, e passaram a falar em outras línguas .
b)
Línguas no derramamento espiritual
indicam o evangelho falado , pregado , cantado , comunicado . Porém são línguas
“ como que de fogo “, não línguas de flores .
c)
Vários dons do Espírito Santo são
exercidos através da língua , da fala .
d)
Deus usou as línguas estranhas como
sinal externo do batismo no Espírito Santo para demonstrar sua inteira posse e
controle da nossa língua ao batizar-se ( Tg 3.8 ) .
e)
Línguas estranhas como evidência física
inicial do batismo no Espírito Santo ( Veja a lei da primeira referência ,
comparando Atos 2.4 , 10.44-46 e 11.15 ) .
f)
Línguas estranhas como um dos dons do
Espírito Santo ( 1 C o 12.10 ,30 ) .
g)
Dons espirituais podem ser concedidos
por Deus no momento do batismo no Espírito Santo ( At 2.17 e 19.6 ).
É importante ensinarmos nas igrejas
a doutrina do batismo no Espírito Santo.
Fogo- “Línguas
como que de fogo “ , At 2.3 . Esse fogo que nos fala o texto sagrado é
sobrenatural, celestial .
Não é fogo estranho . Vejamos algumas
características do fogo , e que podem ser aplicadas no campo espiritual:
a)
O fogo alastra-se , comunica-se .
b)
O fogo purifica . Contra impureza
espiritual ,a principal força é o Espírito Santo .
c)
O fogo ilumina . É o saber , o
conhecimento das coisas de Deus.
d)
O fogo aquece . A Igreja é o corpo de C
risto . Todo corpo vivo é quente .
e)
O fogo , para queimar bem , depende
muito da madeira , se ela é boa ou ruim .
f)
O fogo tanto estira o ferro duro como a
roupa macia .
g)
Foi o fogo do céu que fez do templo de
Salomão a casa de Deus . Nós somos templo do Espírito Santo ( 2 C r 7.1 e 1 C o
3.16 ).
h)
“ Quem nasce sob o fogo não esmorece sob
o sol .
Cheios-“E todos foram cheios do
Espírito Santo “ ,At 2.4 .Quanto mais cheia e mais alta , mais pressão e peso
tem a caixa d’água . Assim é com o crente cheio do Espírito Santo.
Lembremo-nos que não é só o crente fica cheio , o ambiente também : a
casa - “ E encheu-se toda a casa “ , At
2.2 . Outra coisa a se observar é que os símbolos e figuras manifestos no dia
de Pentecostes falam de poder , como fogo e vento . Poder , energia e força nós
usufruímos , embora não saibamos defini-los plenamente ( Jo 3.8 ) .
Nações-“ Todas as nações que estão debaixo do
céu” ,At 2.5 . Jesus já havia feito uma declaração em Atos 1.8 sobre o
revestimento de poder e a evangelização de todos os povos . Em Marcos 16.15 ,
Jesus também fala de evangelização e missões . O verdadeiro movimento
pentecostal terá que ser um movimento missionário .Deve ser um movimento que
ora por missões , contribui para missões , promove missões e vai ao campo
missionário . A igreja que não evangeliza breve deixará de ser evangélica. Para
os que pensam em missões , é importante lembrar a relevância da compreensão do
fenômeno da transculturação hoje .
Zombaria – “
E outros, zombando, diziam : Estão cheios de mosto”, At 2.13. Esses zombadores
não eram pessoas ímpias. Eram pessoas religiosas. Hoje acontece a mesma coisa.
Zombadores e críticos religiosos se levantam contra o genuíno derramamento do
Espírito. Judas alertou quanto a isso: “Mas vós, amados, lembrai-vos das
palavras que foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, os
quais diziam que no último tempo haveria escarnecedores que andariam segundo as
suas ímpias concupiscências. Estes são os que causam divisões, sensuais, que
não têm o Espírito”. Jd 17-19.
Quando não aparece um Judas, traidor, do lado de dentro,
aparece um Pilatos do lado de fora, ainda se defendendo, mas devemos fazer como
Jesus: fazer a obra que Deus nos confiou, porque críticos e zombadores sempre
teremos aqui.
Pedro – “
Pedro, porém, pondo-se em pé “, At 2.14. Vemos, aqui, o homem de Deus na
disposição da graça. Se analisarmos Pedro antes e depois do Pentecostes, vamos
notar uma mudança enorme em sua vida. Dali para frente, Pedro jamais mudou ( 1
Pd 1 1-5 e 2. 4-5 ). Aqui,, é importante frisar o cuidado da igreja com a
teologia modernista, liberalista e especulativa, que está permeando o mundo e
procura mudar o perfil da Igreja.
Palavra de Deus – “
Pedro disse-lhes: Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel”, At 2.14-15. No
dia do Pentecostes, a primeira pregação da Igreja foi pura exposição da Palavra
de Deus ( At 2. 16-36).
Nosso ministério e nossa congregação experimentam um
abundante e poderoso ministério da Palavra? A pregação e o ensino fundamental
têm endereço certo: o coração do ouvinte. “ E, ouvindo eles isto,
compungiram-se em seu coração” At 2.37. Há atualmente um esvaziamento da
Palavra de Deus no púlpito de inúmeras
igrejas. E como está a sua igreja neste particular? O tempo que deveria ser da
Palavra de Deus é ocupado por música, canto profissional ( não genuíno louvor )
e atividades sociais, restando apenas alguns minutos para a pregação da palavra
de Deus? É a falta da Palavra que gera elevado número de retardados espirituais
nas igrejas.
É preciso vigilância com os chamados hinos especiais
duplos e triplos de cantores, conjuntos e corais em nossos cultos. Devemos
atentar para a dosagem e equilíbrio na adoração a Deus ( Ex 30. 34-38 e Cr
29.27 ). Devemos considerar a expressão “ porão em ordem “, em se tratando de
holocausto ao Senhor ( Lv 1. 7-8, 12 e 1 Co 14.40 ).
Considerações para o genuíno Pentecostes
Vejamos agora algumas das
coisas que ocorreram no primeiro Pentecostes:
a)
Obediência à vontade do Senhor ( Lc
24.49 e At 1.12-14 ) – A desobediência é um
entrave à operação divina. ( At5.32 ).
b)
União e unidade entre os crentes ( At
1.14, 2.1 e Ef 4.3 ) – Pensemos em João, Pedro, Tomé e outros naquele dia.
Apesar de todas as suas diferenças, estavam todos reunidos e unidos.
c)
Oração perseverante e unânime ( At 1.14
).
Conservando o Pentecostes
Na
Lei havia apagador de fogo ( Êx 25.38 ), mas na Graça não há ( Mt 12.20 ). “Não
apagueis o Espírito”. 1 Ts .5:19. A conservação do Pentecostes vem pela
constante renovação espiritual do crente. Tito 3.5 nos fala da regeneração
seguida de renovação: “ Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas
segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da
renovação do Espírito Santo”.
Há
vários textos bíblicos no Novo Testamento que nos falam sobre a renovação
espiritual do crente: At 4.8,31; 6.3 ; 7.55; 11.24 ; 13.9;13.52; Rm 12.2; 2Co
4.6; Ef 4.32; 5.18 e Cl 3.10. No Antigo Testamento, quanto à vida espiritual
renovada, temos o exemplo de Davi: Sl 92.10; 103.5; 104.30;119.25,37, 40,50,
88,98,97,154,156 e 159.
Sobre o Batismo no Espírito Santo
O
derramamento do Espírito sobre o crente é chamado de batismo ( At 1.5 e Mt3.11
). Em todo batismo tem que haver três condições: o candidato a ser batizado, o
batizador e o elemento em que o candidato vai ser imerso. No batismo com o
Espírito Santo, o candidato é o crente, o batizador é o Senhor Jesus e o
elemento ou meio em que o crente é imerso é o Espírito Santo.
Há
diferença em ser cheio do Espírito Santo e ser batizado no Espírito Santo. Uma
garrafa pode ser cheia de água e não estar batizada com água. Ela estará cheia
e batizada quando estiver cheia d’água e imersa na água ( Dt 34.9; Mq 3.8 e Lc
1.67 ).
Por
fim, um esclarecimento sobre a passagem de João 20.22; o texto não se refere ao
batismo pentecostal. Temos o primeiro sopro divino vivificando e animando o
homem material – Adão em Gênesis 2.7. O segundo sopro divino, vivificando e
animando o homem espiritual, o crente é o registrado em João 20.22. O terceiro
sopro divino é o batismo pentecostal, capacitando o crente para o serviço do
Senhor ( At. 1.8). O primeiro homem, o homem natural, adâmico, teve uma vocação
terrena ( 1Co 15.47 ). O novo homem, criado em Cristo ressurreto, tem uma
vocação espiritual, celestial, santificante ( Hb 3.1 e Ef 4.24).
Pastor Antônio Gilberto.
Consultor Doutrinário da CPAD.
Membro da junta diretora da University Global , em Springfield , Missouri (EUA)